Notícias

Notícias

Notícia

Frida Kahlo faria 111 anos!

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, ou apenas Frida Kahlo, nasceu no México em 1907, no dia 6 de julho.

Frida Kahlo

Frida Kahlo Bettmann/Getty Images


Frida faria hoje 111 anos. E por que ela é importante para nós mulheres e demais pessoas envolvidas nas questões sociais?

Frida é símbolo de liberdade e resistência. Por meio das suas pinturas surrealistas, a cantora se expressava e militava. A revolucionária era bissexual e vivia sua liberdade em uma época que os direitos das mulheres eram ainda mais podados do que hoje.

A vida da artista não foi fácil. Atravessou vários problemas de saúde, como poliomielite, um acidente grave de bonde e vários abortos espontâneos. Frida carregava no corpo marcas desses períodos, inclusive precisando amputar a perna em 1950 em decorrência da doença na infância.

Frida driblava a sua deficiência com lindíssimas saias coloridas, que viraram uma marca estética sua. E não deixava de participar da vida política do seu país e da América Latina!

A arte, na sua vida, teve um papel essencial para superar as dificuldades. Por meio das suas pinturas, que na grande maioria retratavam a própria artista, havia questionamentos e reflexões profundas. Frida tinha uma intensa consciência política e apresentava isso no pincel e nas atitudes.

Ainda jovem, aos 47 anos, Frida morre em decorrência de uma pneumonia. Pouco antes disso, pinta seu último quadro, chamado "O marxismo trará saúde aos enfermos", em 1954.


O Marxismo dará saúde aos pobres, 1954 Museu Frida Kahlo, Cidade do México.  (www.fridakahlo.org/) - Arte até Você

O Marxismo dará saúde aos pobres, 1954 Museu Frida Kahlo, Cidade do México. (www.fridakahlo.org/)

Depois de tantas décadas, Frida Kahlo simboliza o feminismo na luta das mulheres pelo fim das opressões. Sua vida foi recheada de superação, arte e política, servindo de inspiração para que nossa luta contra o machismo, racismo e sistema capitalista se fortaleça cada dia mais.

Parabéns, Frida! Que sua luz decolonial nos acompanhe sempre.


 



(06/07/2022)